Como usar FGTS Financiamento Caixa, fundo de garantia, casa própria, compra de imóvel, simulador caixa.

Como usar o FGTS no Financiamento da Caixa

Todos nós sabemos que é possível utilizar o saldo do FGTS na compra de imóvel, porém como usar o FGTS no financiamento da Caixa ainda não é um assunto muito conhecido.

De acordo com as regras da Caixa, é permitida a utilização do FGTS na aquisição de imóvel residencial urbano concluído, no valor de até R$ 500mil, com os recursos sendo usados em sua totalidade para compra à vista, mesmo que o saldo não seja suficiente, mediante complementação com recursos próprios ou financiados pela Caixa. Também é necessário possuir mais de 3 anos de atividade na conta do FGTS.

Outra forma permitida de se utilizar o saldo do FGTS na compra da casa própria é através de lance em consórcio de imóvel, para obtenção da Carta de Crédito e também para amortizar o saldo devedor do financiamento do imóvel.

É proibido utilizar o saldo do FGTS para nova aquisição do mesmo imóvel, antes de três anos de sua comercialização, bem como para aquisição, reforma, ampliação ou melhoria de imóvel comercial, aquisição de lotes e terrenos ou de imóvel para locação, ou seja, o imóvel deve ser utilizado somente para moradia do comprador. 

É necessário que o imóvel esteja devidamente matriculado no Cartório de Registro de Imóveis para que ele seja alvo de crédito imobiliário ou de pagamento com fundos do FGTS.

Os recursos do FGTS somente podem ser utilizados se o imóvel a ser financiado estiver localizado no município onde o comprador trabalha. 

Em caso de cônjuges que possuam contas no FGTS, os saldos de ambas as contas podem ser utilizados.

É possível utilizar o saldo do FGTS também quando a compra estiver sendo realizada através de Feirão da Casa ou Feirão Caixa. 

Como utilizar o FGTS na compra do imóvel

A pessoa interessada em comprar um imóvel usando o FGTS deve, primeiramente, procurar o imóvel que deseja comprar e depois fazer uma simulação no site da Caixa. 

Através do simulador da Caixa é possível verificar as condições para aquisição de casa ou apartamento utilizando o saldo disponível no FGTS. Para acessar o simulador, clique aqui.

Depois de feita a simulação, o interessado deve apresentar a documentação pessoal à Caixa que fará a análise do crédito. Posteriormente, já com o crédito habitacional ou retirada do saldo FGTS aprovada, deve ser apresentada a documentação do imóvel. A Caixa avalia ainda as condições do imóvel. Pronto, se tudo estiver ok é só assinar o contrato.

Obs: Condições de financiamento e taxas de juros podem ser alteradas a qualquer momento, consulte sempre a Caixa Econômica.

Financiamentos da Caixa

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para crédito pela Caixa Econômica Federal. Não temos qualquer vínculo com a Caixa Econômica Federal, as informações disponibilizadas foram retiradas do site do próprio banco.